Deixar alimentos em água com vinagre retira resquícios dos agrotóxicos?

Do site Ciência Hoje,

“Colocar verduras e hortaliças de molho no vinagre é suficiente para matar microrganismos e retirar resquícios de agrotóxicos?” Frederico Peres, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, responde.

Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos. O melhor, no entanto, é conhecer a origem dos alimentos e dar preferência aos orgânicos. 

A lavagem de frutas, verduras e hortaliças em solução de vinagre e água é uma medida eficiente para o controle de vários microrganismos, como o vibrião que causa a cólera. Essa medida é indicada, principalmente, para aqueles produtos consumidos comcasca e ao natural, ou seja, sem qualquer cozimento – como os tomates e a alface da salada.

Essa medida de higiene não é eficaz, entretanto, para eliminar resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.

Deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de potássio por 30 minutos também ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos

Alguns estudos mostram ainda que deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de potássio (aquele vendido em saquinhos no supermercado, junto aos temperos) por 30 minutos também ajuda a eliminar parte desses resíduos.

Essas são dicas que podem ajudar o consumidor a ingerir alimentos com menos resquícios de agrotóxicos. Mas a melhor dica é conhecer a origem dos alimentos e, quando possível, dar preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos – principalmente, se for ingeri-los sem cozimento.

Frederico Peres
Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Escola Nacional de Saúde pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s