Ocupe o sistema alimentar

Juliana Dias | Gastronomia | 10/05/2012 20h58

Foto: DivulgaçãoA nutricionista Marion Nestlé, autora do livro Food Politcs, destacou a importância da participação da sociedade civil na defesa dos sistemas alimentares tradicionais. Durante sua participação no evento World Nutricion, no Rio de Janeiro, a professora do departamento de Nutrição, Estudos de Alimentação e Saúde Pública, Universidade de Nova Iorque (EUA), falou sobre o Occupy the Food System (Ocupe o Sistema Alimentar), movimento do qual participa.

Inspirado no Occupy Wall Street, a ideia é convocar agricultores e comedores para ocupar mais espaços destinados à agricultura natural e sustentável. No manifesto, o grupo justifica que a alimentação é um bem precioso demais para estar nas mãos de poucas corporações. “Vamos reivindicar nossas fazendas e alimentos para a saúde de nossos corpos”, diz o manifesto na página do Facebook.

Nos Estados Unidos, desde 1980 milhares de famílias de agricultores foram forçados a sair de suas terras para a ocupação de fazendas industriais, de monocultura como o milho, tratadas com agrotóxicos.

Com a patente de sementes, a biodiversidade agrícola está nas mãos de no máximo dez grandes indústrias. O cultivo depende do uso de agrotóxicos vendidos por essas empresas. Daí surge uma dependência cruel, que está elimina a seleção natural das chamadas sementes crioulas. O Occupy the Food System estimula a união de duas pontas da cadeia alimentar: quem planta e quem consome. As escolhas do comensal urbano estão cada vez mais atreladas às origens e tradições. Para Marion, é preciso voltar aos sistemas tradicionais de alimentação com o intuito de construir uma relação mais saudável com a comida e com o local.

O Occupy the Wall Street, que serviu de inspiração, surgiu em 2011. Milhares de pessoas se reuniram na famosa rua Wall Street, em Manhattan, considerado o coração histórico do atual Distrito Financeiro, da cidade de Nova Iorque (EUA). O protesto foi contra a ganância dos bancos, o poder das corporações financeiras, desemprego generalizado, a maior lacuna de renda na história dos EUA.

Original: http://www.sidneyrezende.com/noticia/170189+ocupe+o+sistema+alimentar

Anúncios
Esse post foi publicado em Agrotóxicos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s