Mais de sete toneladas de agrotóxicos sem utilidade são incineradas na Bahia

Ascom Adab

Como resultado de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) foram incineradas cerca de 7,5 toneladas de agrotóxicos. O material, recolhido ao longo de 2011, foi apreendido em propriedades rurais e ofereciam risco de contaminação para o meio ambiente, para produtores rurais e suas famílias.

“As intervenções da Adab, nesse sentido, tem contribuído para disciplinar o comércio e uso de agrotóxico e para reduzir o impacto ambiental no processo de utilização desses insumos, protegendo o meio ambiente, a saúde dos produtores e da população em geral”, salienta o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

O material apreendido em 2011 foi armazenado temporariamente em Itaberaba e Itabuna para posterior destinação correta, ou seja, a incineração. “O objetivo dessa ação é a retirada de agrotóxicos sem identificação, com validade vencida, fora de linha ou em desuso”, explica o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá. “Todos os anos a Adab realiza essas apreensões com o intuito de proteger o produtor, as lavouras e, conseqüentemente, evitar a contaminação química nas pessoas e nos alimentos”, completa.

A ação integra o Projeto Campo Limpo, que recolhe e/ou recebe embalagens vazias de agrotóxicos. Os insumos são regidos por legislação federal e estadual, cabendo à Adab as fiscalizações de trânsito e no âmbito da propriedade. “Todo o trabalho é realizado com sucesso porque há o engajamento e a conscientização dos produtores, principais elos participantes do sistema”, avalia o coordenador do Projeto Campo Limpo, Raimundo Ribeiro, lembrando que produtor rural que tiver agrotóxico em desuso na sua propriedade deve procurar o escritório local da Adab mais próximo de sua região para que a Agência faça o recolhimento do produto com segurança.

Original em: http://jornalnovafronteira.com.br/index2.php?p=MConteudo&i=5616

Anúncios
Esse post foi publicado em Agrotóxicos, Contaminação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s