PF prende 5 por contrabando em Maringá

odiario.com

8/3/2012 – 2h00

A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Boa Safra, que tirou de circulação, 1,2 tonelada de agrotóxicos ilegais e prendeu cinco pessoas. Os produtos eram comprados no Paraguai e posteriormente distribuídos em depósitos no interior do Paraná, de onde eram vendidos a agricultores.

O principal articulador da quadrilha foi detido em Boa Esperança (a 150 quilômetros de Maringá, na região de Campo Mourão). Outros envolvidos foram presos em Foz do Iguaçu (a 410 quilômetros de Maringá). Ao todo foram mobilizados 60 policiais para a operação.

De acordo com o escrivão da Polícia Federal em Maringá, Welington Henriques Fernandes, a PF cumpriu cinco mandados de prisão temporária, oito de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Campo Mourão. “Parte dos criminosos ficaram em Foz do Iguaçu e outros estão em Maringá. Os agrotóxicos apreendidos serão incinerados”, afirmou.

Segundo informações da PF, os investigados faziam parte de uma organização criminosa que comprava os agrotóxicos ilegais no Paraguai e os transportava até depósitos estabelecidos em cidades do interior do Paraná. Posteriormente, o principal articulador da quadrilha, estabelecido em Boa Esperança, vendia os produtos para os agricultores.

Foram presos os fornecedores, transportadores e “batedores”, que poderão responder pelos crimes de formação de quadrilha, contrabando e comercialização e transporte ilegal de agrotóxicos. Agricultores que adquiriram os agrotóxicos ilícitos também poderão ser investigados. As penas, somadas, podem chegar a 11 anos de reclusão.

“Ações bem sucedidas como a Operação Boa Safra mostram que os crimes de falsificação e contrabando de agrotóxicos são alvo de contínuas investigações da PF”, destacou o escrivão.

Segundo a Polícia Federal em Maringá, os investigados começaram a ser monitorados em novembro do ano passado.

Original: http://maringa.odiario.com/policia/noticia/550759/pf-prende-5-por-contrabando/

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s