Agronegócio quer acabar com legislação ambiental do Brasil, diz dirigente da Via Campesina

Para o dirigente da Via Campesina Brasil, Luiz Zarref, segundo notícia publicada pela WWF Brasil, a mudança do Código Florestal Brasileiro faz parte de uma agenda maior do agronegócio para acabar com a legislação social e ambiental do País.

Além de mudar o Código Florestal, argumentou o dirigente da Via Campesina, estão na agenda dos ruralistas no Congresso a flexibilização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), dos critérios para demarcação de terras indígenas, do Estatuto da Terra e a liberação do uso indiscriminado de agrotóxicos. “O Código Florestal, ao contrário das mentiras divulgadas pelos ruralistas, não é problema para quem produz alimentos, e sim para quem quer ficar rico às custas dos recursos naturais do país e de toda a sociedade”, destacou.

Outro aspecto criticado por Luiz Zarref, da Via Campesina, é a retirada dos mangues da categoria de Área de Preservação Permanente (APP), ameaçando seriamente os manguezais, que desempenham papel essencial na conservação de recursos naturais e de ecossistemas. “Querem privilegiar a produção de camarão, colocando em risco os mangues do país inteiro” disse.

“Esse mesmo agronegócio que quer destruir o Código Florestal faz com que, mesmo não sendo o maior produtor de alimentos do mundo, o Brasil seja o país com maior consumo de agrotóxicos per capita do planeta. Esse mesmo agronegócio quer anistia para todos os crimes que cometeu e quer continuar plantando soja transgênica às margens de nossos rios”.

* Com informações da WWF Brasil

Original em: http://www.portogente.com.br/ambiente/index.php?cod=57132

Anúncios
Esse post foi publicado em Campanha, Código Florestal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s