MT é destino de agrotóxico ilegal que vem da China

Isa Sousa
Midia News (MT)
6/10/11

O Estado de Mato Grosso é o principal alvo e maior comprador de agrotóxicos falsificados ou irregulares do Brasil. O produto, em sua maioria de origem chinesa, é desembarcado em países da América do Sul, como Bolívia, Paraguai e Uruguai e repassado ao Brasil.

Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre janeiro de 2010 e setembro deste ano, foram apreendidas 15 toneladas de produtos irregulares no Estado. A maioria, conforme o órgão federal, era contrabando.

Em operação coordenada neste mês pelo Ministério da Agricultura na região Sul do Estado, que contou com o apoio do Indea, Crea e Ibama, ao menos 32 toneladas de agrotóxicos irregulares e 765 kg de produtos contrabandeados foram apreendidos, em apenas quatro dias.

Na operação, que ocorreu nas regiões rurais de Campo Verde, Primavera do Leste, Poxoréu e Dom Aquino, 20 autos de infração foram realizados, R$ 345 mil foram aplicados em multas e quatro pessoas detidas.

De acordo com Júlio César de Lima, fiscal do Ministério da Agricultura, em reportagem da TV Centro América (Globo/Canal 4), Mato Grosso é sempre visado pela sua localização.

“Nós, realmente, temos uma fragilidade na área de fronteira. Então, estamos intensificando a fiscalização em Mato Grosso e temos trabalho de apoio de outros Estados – hoje, totalizando oito. Os fiscais, tanto do Estado como do Ministério da Agricultura, e também do Ibama têm dado apoio”, disse Lima.

Ainda segundo o fiscal, o trabalho dos fiscais será visitar propriedade por propriedade e verificar se os produtos em estoque são registrados para o uso em Mato Grosso.

“Vamos ver também se estão registrados para as culturas daqui e se a recomendação do técnico responsável está de acordo com o que está em uso”, completou.

Na última operação, foram 30 fiscais, divididos entre os quatro municípios. As pessoas detidas e futuros flagrantes serão investigados pela Polícia Federal.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s