Diário do Pará – Uso de agrotóxicos em discussão

Os alimentos verdes, de fundamental importância na alimentação, têm se tornado vilões da mesa brasileira. Cheios de substâncias químicas que prejudicam a saúde, as verduras e as hortaliças estão entre os alimentos que mais têm apresentado agrotóxicos. A nível nacional, o pimentão foi considerado a verdura mais “envenenada” em 2009. No Pará, folhagens tão usadas na cozinha, como jambu, cheiro-verde e cebolinha, se mostraram os vegetais mais contaminados.

Na tentativa de reduzir os danos causados por essas substâncias, a Comissão Estadual de Agrotóxicos (CEA), o Ministério Público Estadual (MPE), e a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) se reuniram ontem para debater estratégias para melhorar as condições de manejo.

“É uma preocupação recorrente, já que os estudos indicam que a contaminação atinge tanto os que manipulam os agrotóxicos quanto os que consomem os alimentos contaminados”, comentou a promotora do MPE, Helena Muniz. Ela, que integra a Comissão Estadual de Combate ao Agrotóxico, diz que o problema merece atenção. “As pessoas, por falta de informação, acabam manipulando de forma errada e assim acabam contaminando toda a produção, que pode ser de grande ou pequena escala”.

O nível elevado de produtos químicos nos alimentos pode estar ligado ao uso excessivo do agrotóxico, ao uso errado ou da escolha errada do produto.

De acordo com o engenheiro técnico do Ministério da Agricultura, Pedro Paulo Mota, os produtos folhosos têm sempre mais agrotóxicos. Neste caso, a saída é priorizar o consumo de produtos orgânicos.

A engenheira do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, Tereza Coelho, concorda e ressalta que lavar os alimentos ou colocá-los de molho não acaba com o problema.

“É muito comum as pessoas colocarem na água para tentar retirar o produto químico. Mas se a quantidade do veneno for em excesso, nada disso terá efeito, pois já estará entranhado no alimento”, diz. (Diário do Pará)

Link direto em: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-140168-USO+DE+AGROTOXICOS+EM+DISCUSSAO.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Agrotóxicos, Contaminação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s