A Cidade – Ministro da Agricultura recua e rejeita anistia a desmatadores

Wagner Rossi defende punição a quem derrubou vegetação nativa

Hélio Pellissari

Wagner Rossi defende, em Ribeirão, punição a desmatadores

Foto: Weber Sian / A Cidade

Wagner Rossi defende, em Ribeirão, punição a desmatadores

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), disse nesta sexta-feira (17) ser contrário à concessão de anistia, pelo novo Código Florestal, a agricultores que tenham feito desmatamento. A posição, divulgada nesta sexta, durante o lançamento do Plano de Safra em Ribeirão Preto, foi um recuo em relação à posição anteriror, quando ele defendia que o Código Florestal não anistiava ninguém.

“É preciso separar o produtor que desmatou quando a lei permitia para plantar, daquele que desmatou criminosamente. A este, a lei não tem que dar anistia”, disse o ministro.

Com isso, Rossi adota uma postura de alinhamento com a posição da presidente Dilma Rousseff (PT), que foi contrária à anistia para os agricultores que desmataram anteriormente a 2008.

O ministro admitiu que o texto do Código Florestal contém exageros. “É importante a posição da presidente, que teve uma postura de controlar os arrojos que acabaram ocorrento durante a discussão do novo texto”, disse.

Desmatadores

Dilma afirmou nesta sexta, durante entrevista coletiva após a cerimônia de lançamento do Plano Safra, que o governo e a sociedade brasileira não vão permitir que os desmatadors ilegais não sejam punidos.

A presidente negou que o encontro com os agricultores fosse uma forma de “fazer as pazes” com os ruralistas depois da derrota do governo na votação do Código Florestal, na Câmara Federal, no início do mês.

“Eu tenho a certeza de que os ruralistas que estavam aqui [no evento] são produtores e não tem nenhum desmatador [entre eles]. O governo não vai admitir que os desmatadores não sejam punidos”, disse Dilma.

A presidente também afirmou que, caso perdoasse os desmatadores, o país seria cobrado internacionalmente e que seria prejudicial aos próprios agricultores serem apontados como responsáveis.

 

Link direto em: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/politica/2011/06/18/ministro-da-agricultura-recua-e-rejeita-anistia-a-desmatadores.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Código Florestal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s