Pequeno agricultor não sofre com lei ambiental

Por Dayanne Sousa

Em resposta à grande manifestação que grupos ruralistas fazem nesta terça-feira (5) em Brasília, o MST e outros movimentos ligados à agricultura familiar vão se manifestar contra a o relatório do novo Código Florestal, proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O protesto acontece na quinta-feira (7)

Luiz Zarref, dirigente do MST e membro da Via Campesina diz que já há ativistas acampando na capital federal. Ele espera até 5 mil manifestantes contra os 25 mil que os ruralistas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promete levar. “Eles vão gastar pelo menos R$ 8 milhões levando tanta gente de outros Estados, nós não temos esse dinheiro”, justifica Zarref.

A Confederação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Contag) apresentou algumas propostas ao deputado Aldo Rebelo e se aproxima, em parte, dos grupos ruralistas. Já os grupos da Via Campesina (que tem participação do MST) e a Fetraf (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) se opõem ao relatório e à anistia aos desmatadores. Estes dois últimos participam da manifestação desta quinta.

Zarref faz questão de criticar o argumento de que as mudanças no Código beneficiam os pequenos produtores. Para ele, a CNA “faz terrorismo” ao dizer que há muitos agricultores com processos judiciais por desmatamento. “Entre os assentados da reforma agrária, não conheço nenhum”.

Leia a entrevista e a matéria completa aqui.

Anúncios

Sobre miaraguaia

Mineira crescida em Goias com o sangue paraense. Vivendo (e amando viver) no quadradinho do DF. Quero mais viver o mundo.
Esse post foi publicado em Código Florestal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s